O que é um “Negócio”? Essa é uma pergunta aparentemente básica que teria, provavelmente, diversas respostas corretas, variando conforme o conhecimento e preferências de cada respondente. Sem polemizar, eu escolhi respondê-la apenas pelo ponto de vista da etimologia (estudo da origem) da palavra: vem do latim e significa “negação do ócio“. Isso quer dizer que, por definição, um Negócio precisa “fazer alguma coisa” e isso nos leva à pergunta do título.
Afinal, qual a razão de existir de um Negócio?
Essa pergunta, aparentemente básica também, pode ter inúmeras respostas, mas vou me ater ao que disse Peter Drucker:
“Porque seu propósito é gerar cliente, os Negócios têm apenas duas funções básicas: marketing e inovação. Marketing e Inovação produzem RESULTADOS, todo o resto são custos.”
(DRUCKER, 1973)
Então, segundo Drucker, a razão de ser de um Negócio é “gerar cliente” e ele associa isso a RESULTADO!
Resumindo, é preciso focar em Resultados. Tudo mais é consequência.
Negócio sem resultado não faz sentido, seja de que tipo for. Por isso é preciso focar em bons resultados de forma consistente e uma das formas mais claras para alcançar melhores resultados é desenvolvendo as competências das pessoas responsáveis por eles. Para saber como, é preciso entender melhor o que é “competência”.
O conceito mais difundido nos meios empresariais foi escrito por Scott B. Parry em 1996 em seu livro “The quest for competencies“:
“Competência é a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte de um trabalho, que estão relacionadas com o desempenho no trabalho, que podem ser mensuradas através de padrões bem aceitos, e que podem ser melhorados através de treinamento e desenvolvimento.”
(PARRY, 1996)
Esse conceito original do “CHA” (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) serviu de base para inúmeras outras abordagens, como “Gerenciamento por Competências”, “Modelo do Iceberg”, “Árvore de Competências” e outros, mas continua eficaz em sua simplicidade. Nele podemos dividir competência em dois grupos:
1. Os aspectos técnicos (CH):
Os atributos técnicos podem ser adquiridos e refinados através de treinamentos teóricos (conhecimento) e treinamentos práticos (habilidades).
2. Os aspectos comportamentais (A):
Já os atributos comportamentais dependem da pessoa. Essa dependência está ligada ao “querer” fazer, mas vai muito além da simples decisão por fazer, pois algumas vezes a vontade de seguir em frente parece ser bloqueada por questões difíceis de entender até pela própria pessoa. Outras vezes o que falta é ter uma noção mais realista da situação e planejar adequadamente as mudanças necessárias para atingir os objetivos. Em outros casos a questão pode ser resolvida incorporando a disciplina que faltava ou identificando novos pontos de vista às análises. Como disseram Ulrich e Johnson, “Há dois focos gerais de coaching: mudança comportamental e compreensão estratégica” (2012).
Para alcançar esse desenvolvimento, quando se trata de pessoas com poder de decisão ou que lideram equipes nas empresas, a alternativa ideal vem através de um processo de Coaching Executivo ou de Negócios, pois com métodos e técnicas adequados e um bom Coach esse caminho pode ser explorado para que a solução seja identificada e colocada em prática.
A dinâmica do Coaching:
Em resumo:
“Coaching Executivo é um processo individualizado e experiencial de desenvolvimento de liderança que aperfeiçoa a capacidade de alcançar os objetivos organizacionais a curto e longo prazo.”
(Executive Coaching Forum)
Benefícios do Coaching Executivo
Quais benefícios podem ser obtidos através do Coaching Executivo e de Negócios? A resposta está em considerar em primeiro lugar quais são os resultados desejados para o Negócio. Identifique-os claramente e estará diante dos benefícios.
———-
* Artigo baseado em uma apresentação do autor com duração de 10 minutos realizada no grupo , de Belo Horizonte, em 18 de julho de 2017.
Publicado originalmente em https://www.linkedin.com/pulse/qual-razão-de-existir-um-negócio-claytom-valle-pmp-coach-executivo/
Fonte da imagem de capa: https://pixabay.com/pt/negócios-sucesso-ganhar-gráfico-163464/
Demais imagens: Mítikas Coaching.