Qual a razão de existir de um Negócio? *

O que é um “Negócio”? Essa é uma pergunta aparentemente básica que teria, provavelmente, diversas respostas corretas, variando conforme o conhecimento e preferências de cada respondente. Sem polemizar, eu escolhi respondê-la apenas pelo ponto de vista da etimologia (estudo da origem) da palavra: vem do latim e significa “negação do ócio“. Isso quer dizer que, por definição, um Negócio precisa “fazer alguma coisa” e isso nos leva à pergunta do título.

Negócio

Afinal, qual a razão de existir de um Negócio?

Essa pergunta, aparentemente básica também, pode ter inúmeras respostas, mas vou me ater ao que disse Peter Drucker:

“Porque seu propósito é gerar cliente, os Negócios têm apenas duas funções básicas: marketing e inovação. Marketing e Inovação produzem RESULTADOS, todo o resto são custos.”
(DRUCKER, 1973)

Então, segundo Drucker, a razão de ser de um Negócio é “gerar cliente” e ele associa isso a RESULTADO!

Resumindo, é preciso focar em Resultados. Tudo mais é consequência.

Negócio sem resultado não faz sentido, seja de que tipo for. Por isso é preciso focar em bons resultados de forma consistente e uma das formas mais claras para alcançar melhores resultados é desenvolvendo as competências das pessoas responsáveis por eles. Para saber como, é preciso entender melhor o que é “competência”.

O conceito mais difundido nos meios empresariais foi escrito por Scott B. Parry em 1996 em seu livro “The quest for competencies“:

“Competência é a combinação de conhecimentoshabilidades atitudes que afetam a maior parte de um trabalho, que estão relacionadas com o desempenho no trabalho, que podem ser mensuradas através de padrões bem aceitos, e que podem ser melhorados através de treinamento e desenvolvimento.”
(PARRY, 1996)

Esse conceito original do CHA” (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) serviu de base para inúmeras outras abordagens, como “Gerenciamento por Competências”, “Modelo do Iceberg”, “Árvore de Competências” e outros, mas continua eficaz em sua simplicidade. Nele podemos dividir competência em dois grupos:

1. Os aspectos técnicos (CH):

Os atributos técnicos podem ser adquiridos e refinados através de treinamentos teóricos (conhecimento) e treinamentos práticos (habilidades).

2. Os aspectos comportamentais (A):

Já os atributos comportamentais dependem da pessoa. Essa dependência está ligada ao “querer” fazer, mas vai muito além da simples decisão por fazer, pois algumas vezes a vontade de seguir em frente parece ser bloqueada por questões difíceis de entender até pela própria pessoa. Outras vezes o que falta é ter uma noção mais realista da situação e planejar adequadamente as mudanças necessárias para atingir os objetivos. Em outros casos a questão pode ser resolvida incorporando a disciplina que faltava ou identificando novos pontos de vista às análises. Como disseram Ulrich e Johnson, “Há dois focos gerais de coaching: mudança comportamental e compreensão estratégica” (2012).

Para alcançar esse desenvolvimento, quando se trata de pessoas com poder de decisão ou que lideram equipes nas empresas, a alternativa ideal vem através de um processo de Coaching Executivo ou de Negócios, pois com métodos e técnicas adequados e um bom Coach esse caminho pode ser explorado para que a solução seja identificada e colocada em prática.

A dinâmica do Coaching:

Em resumo:

“Coaching Executivo é um processo individualizado e experiencial de desenvolvimento de liderança que aperfeiçoa a capacidade de alcançar os objetivos organizacionais a curto e longo prazo.”
(Executive Coaching Forum)

Benefícios do Coaching Executivo

Quais benefícios podem ser obtidos através do Coaching Executivo e de Negócios? A resposta está em considerar em primeiro lugar quais são os resultados desejados para o Negócio. Identifique-os claramente e estará diante dos benefícios.

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* Artigo baseado em uma apresentação do autor com duração de 10 minutos realizada no grupo BNI BH Premium, de Belo Horizonte, em 18 de julho de 2017.

Publicado originalmente em https://www.linkedin.com/pulse/qual-razão-de-existir-um-negócio-claytom-valle-pmp-coach-executivo/

Fonte da imagem de capa: https://pixabay.com/pt/negócios-sucesso-ganhar-gráfico-163464/
Demais imagens: Mítikas Coaching.

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