23/12/2017

Por que serviços da Mítikas?

Começando pelo básico:
Eu sou especialista em fazer pessoas perceberem o que tem que ser feito e como devem agir para melhorar seu desempenho e obter os resultados que precisam e consequentemente melhorar os resultados do Negócio.
A frase acima já diz tudo que é essencial e pode ser suficiente para uma parte das pessoas que está lendo isto. Mas se quiser mais detalhes e um pouco da teoria por trás da metodologia, imagine um Executivo (Diretor, Gestor, Gerente, Líder de equipe), Empresário, Empreendedor, Proprietário ou profissional liberal que…
  • Tem toda a capacitação técnica necessária pra cumprir as atribuições que sua função exige…
  • Tem muita experiência em seu ramo de atuação…
  • Tem grande potencial de crescimento…
  • Tem muita energia e disposição…
  • Tem um negócio em plena operação…
  • Tem ótimas ideias…
Mas…
  1. Perde oportunidades por falha de iniciativa ou tem iniciativa mas não consegue terminar o que começa (falta a “acabativa”). [Realização 1*]
  2. Regularmente perde boas oportunidades de expansão, novos negócios ou novos produtos/serviços. [Realização 1*]
  3. Não corre riscos adequadamente por não saber calculá-los ou por medo paralisante de errar. [Realização 2*]
  4. Paralisa diante de qualquer obstáculo ou não sabe a diferença entre persistência e insistência. [Realização 3*]
  5. Tem dificuldade de estabelecer e manter padrões de eficiência e qualidade esperada de seu produto ou serviço. [Realização 4*]
  6. Tem dificuldade para assumir as responsabilidades diante de seus resultados ou não se compromete adequadamente. [Realização 5*]
  7. Falha na busca de novas informações externas sobre o negócio ou não reconhece sua responsabilidade sobre isso. [Planejamento 6*]
  8. Tem dificuldade de lidar com o estabelecimento de metas e objetivos desafiadores, seus prazos e a mensuração de resultados alcançados. [Planejamento 7*]
  9. Não consegue planejar de forma assertiva e eficaz ou, quando o faz, tem problemas para gerenciar o andamento. [Planejamento 8*]
  10. Falha nas tentativas de influenciar e persuadir adequadamente as pessoas à sua volta (pares, liderados, superiores, fornecedores, clientes, stakeholders) ou em relacionamentos de modo geral. [Poder 9*]
  11. Tem dificuldade para lidar com normas e regras preestabelecidas. [Poder 10*]
  12. Tem dificuldade de defender os próprios pontos de vista ou demonstra problemas de autoconfiança. [Poder 10*]
  13. Não assume as responsabilidades pelo desempenho de sua equipe ou deixa a desejar quando a lidera ou delega funções ou dá feedback, contribuindo para a baixa motivação e baixo desempenho de seus liderados.
  14. Não consegue visualizar claramente o que deve fazer ou pra onde ir, ou seja, falta visão de futuro.
  15. Não está preparado para transições, tais como promoções, ou para assumir novas responsabilidades.
  16. Não consegue equilibrar a vida pessoal e a vida profissional.
  17. Não consegue, por algum motivo, obter os resultados esperados (faturamento, lucro, carteira de clientes, market share, turn over).
  18. Alcança resultados, porém com um desempenho baixo (baixa performance).
  19. Tem baixa satisfação com os resultados alcançados.
  20. Sente-se exageradamente esgotado no processo de busca de resultados.
Situações como essas são mais comuns do que se pode imaginar e sabemos que podem ser tratadas adequadamente, desde que usando as técnicas e metodologias mais adequadas. Experimente pensar em alguém e identificar em quais dos vinte pontos citados acima essa pessoa (ou você) tem “espaço para melhoria”, usando o “checklist” disponibilizado neste link.
“Todos nós precisamos de ajuda e está tudo bem. Eu preciso de ajuda e está tudo bem!”
Marshall Goldsmith
Para que os RESULTADOS aconteçam é preciso que as pessoas responsáveis por eles tenham as COMPETÊNCIAS adequadas. E uma competência é composta de “CHA“: CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE (Scott Parry, 1996 **). Por isso trabalhamos com o que faz o Conhecimento adquirido e a Habilidade conquistada (os aspectos técnicos) serem bem aproveitados: a Atitude necessária (aspectos comportamentais)!
O primeiro passo pra isso é ampliar a consciência das próprias competências, pontos fortes, debilidades e o ambiente à sua volta, além de uma análise do perfil comportamental (assessment). A partir daí será possível definir o que deve ser feito, planejar os detalhes  e agir! Não existem fórmulas ou respostas prontas nem aprendizado padronizado e sim a construção do caminho em conjunto, com técnicas e metodologias adequadas.
Através do Coaching Executivo (Executive Coaching, se preferir) podemos trabalhar as reais necessidades de Executivos, Empreendedores, Empresários, Proprietários e profissionais liberais em questões práticas de desempenho diário.
 Mítikas Coaching Executivo
Por outro lado, um processo de Coaching de Negócios (ou Business Coaching) é ideal para quem precisa repensar o próprio Negócio ou encontrar as melhores estratégias de crescimento. Afinal de contas:

Empreender = planejamento + comportamento

  Mítikas Coaching de Negócios

Entre em contato através deste formulário.
Se preferir, agende uma reunião clicando aqui.

Mítikas Coaching: porque desenvolver pessoas dá RESULTADO!


* Características comportamentais empreendedoras compiladas pela Management Systems International (1990, p. 80-81) e McBear para a ONU (Organização das Nações Unidas) a partir da década de 1980, baseadas nas pesquisas do psicólogo David McClelland da Universidade de Harvard, e que originou a metodologia do programa Empretec da UNCTAD promovido em mais de 30 países, inclusive no Brasil. O objetivo do estudo era determinar quais comportamentos distinguiam os empreendedores de sucesso dos demais, divididos por categorias.

** Scott B. Parry em sua obra “The quest for competencies”, de 1996, diz: “Competência é um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com o desempenho, que pode ser medido segundo padrões pré-estabelecidos e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento”.

PS: Mítikas (também encontrado como Mitikas; Mytikas; Míticas; Miticas) é o nome do pico mais alto do Monte Olimpo, que fica na Grécia. Eu o escolhi para ser o símbolo do Propósito a ser alcançado pelo Coachee (Cliente). É um indicador de que, às vezes, nossos objetivos e sonhos podem ser difíceis, mas não podem ser considerados impossíveis de serem alcançados!

Pico Mitikas